O ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso morreu na madrugada deste domingo (2), aos 86 anos.
Em nota de pesar divulgada nas redes sociais, seu filho e deputado federal, Newton Cardoso Jr., confirmou a informação e lamentou o ocorrido.
“O nosso ‘trator’ dedicou a vida à política e ao povo mineiro”, escreveu. “Sempre comprometido com os mais humildes, lutou até o fim, com muita garra, um sorriso no rosto e um coração cheio de amor e bondade”, acrescentou.
“Seguirei adiante, profundamente saudoso, mas com muito orgulho e honradez”, finalizou seu filho.
Newton Cardoso foi governador de Minas pelo MDB entre 1987 e 1991. Também foi vice-governador, prefeito de Contagem em três mandatos e deputado federal também por três mandatos.
Nas redes sociais, e executiva nacional emedebista — partido que ajudou a fundar em Minas Gerais — prestou condolências.
“Como governador, marcou sua história pela enorme quantidade de obras que realizou e que até hoje são reconhecidas pelo povo mineiro”, diz trecho do comunicado. “Nosso abraço fraterno aos amigos e familiares de Newton Cardoso, em especial seu filho, Newtinho, nosso deputado federal e atual presidente do MDB de Minas Gerais.”
Há dois dias, na sexta-feira (31), o deputado Cardoso Jr. havia compartilhado a informação de que seu pai estava internado “para tratar de sua saúde”, sem dar maiores detalhes sobre o quadro, e sem mencionar a data de internação. A causa da morte e os detalhes sobre o sepultamento ainda não foram divulgados.
CNN Brasil