Geral -cnn-international-

Três condições de saúde aumentam o risco de danos ao fígado se você beber

Beber álcool se você tem uma barriga grande ou diabetes mais do que dobra o risco de danos graves ao fígado, enquanto ter pressão alta e beber quase dobra o risco, descobriu um novo estudo.

Por Em Sergipe

10/02/2025 às 14:15:58 - Atualizado há
Foto: SPDM

Beber álcool se você tem uma barriga grande ou diabetes mais do que dobra o risco de danos graves ao fígado, enquanto ter pressão alta e beber quase dobra o risco, descobriu um novo estudo.

Uma medida de cintura de 88 centímetros ou mais para mulheres e 100 centímetros ou mais para homens, que é frequentemente associada à obesidade, é um dos vários fatores de risco cardiometabólicos que também incluem açúcar elevado no sangue e pressão arterial elevada.

Essas condições de saúde contribuem para o acúmulo de gordura no fígado, dizem os especialistas, o que pode levar à fibrose ou cicatrização do fígado.

“A maioria das pessoas não percebe isso, mas antes de desenvolver diabetes, por exemplo, elas geralmente desenvolvem fígado gorduroso”, disse Freeman.

“Tem a ver com a desregulação do açúcar — quando você tem açúcar elevado no sangue, seu fígado está armazenando gordura para se livrar de parte desse açúcar, e é esse excesso de gordura que prejudica a função hepática”, explicou.

Separadamente, beber danifica as células do fígado que tentam metabolizar o álcool e pode levar ao acúmulo adicional de gordura. A inflamação e a cicatrização causadas pelo excesso de gordura podem eventualmente levar à cirrose, o que aumenta o risco de insuficiência hepática e câncer de fígado.

Esse golpe duplo de depósitos de gordura pode ser uma razão por trás do aumento significativo na cicatrização hepática que o estudo encontrou entre bebedores moderados a pesados com condições crônicas, disse o autor principal do estudo, Dr. Brian Lee, professor associado de medicina clínica na Keck School of Medicine da University of Southern California.

“Os resultados identificam um segmento de risco muito alto da população propensa a doenças hepáticas e sugerem que problemas de saúde preexistentes podem ter um grande impacto em como o álcool afeta o fígado”, disse Lee em uma declaração.

Só porque uma pessoa pode não ter uma barriga grande, pressão alta ou diabetes não significa que seja seguro para as pessoas consumirem muito álcool, disse Lee.

“Sabemos que o álcool é tóxico para o fígado e todos os bebedores pesados correm o risco de doença hepática avançada”, disse Lee.

Como reduzir o consumo de álcool

Uma maneira fácil é substituir o álcool por mocktails (bebidas sem álcool que imita coquetéis), especialmente em um ambiente social onde você quer se sentir parte da festa.

Alguns mocktails dependem de destilados não alcoólicos, botânicos e bitters fabricados, mas outros são misturas simples de suco de fruta, refrigerante e xarope, dizem os especialistas.

Se você achar que os mocktails não satisfazem seus desejos por álcool, os especialistas sugerem usar o método SMART para definir metas atingíveis. A sigla significa:

  1. Específico: Defina uma meta atingível, como reduzir o consumo de álcool três dias por semana. Você pode adicionar dias até atingir sua meta final;
  2. Mensurável: Quantas bebidas você cortará — e você está controlando o tamanho da sua bebida?
  3. Atingível: Reduza o número de compromissos sociais em que o álcool provavelmente será servido durante a o processo de se tornar livre do álcool;
  4. Relevante: Pergunte a si mesmo como não beber o ajudará com a vida e a saúde.
  5. Baseado no tempo: Defina um prazo razoável para reduzir o consumo de álcool.

Se você definir uma meta muito alta, poderá falhar, então é melhor definir metas menores para alcançá-la”, disse o Dr. Sanam Hafeez, um neuropsicólogo baseado na cidade de Nova York, à CNN em uma entrevista anterior.

Para começar, observou Hafeez, é bom estar ciente do que você já está fazendo: “Nada começa sem uma conversa honesta consigo mesmo”.

Da "euforia" ao "blackout": o que acontece quando bebemos álcool

Fonte: CNN Brasil
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2025 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe