O momento de escolher o curso do ensino superior pode gerar tensão entre os estudantes.
O momento de escolher o curso do ensino superior pode gerar tensão entre os estudantes. Em primeiro lugar, porque é uma decisão que impacta o resto da vida do jovem e, em segundo lugar, porque os avanços tecnológicos criam inseguranças.
Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), espera-se que 40% dos empregos sejam afetados por inteligência artificial (IA) em economias emergentes como o Brasil. Na maioria dos cenários, a IA deve piorar a desigualdade geral.
Sabendo disso, perguntamos a três ferramentas de IA quais são os 10 cursos de ensino superior que terão os salários mais altos daqui 15 anos. Com base nas respostas do ChatGPT, DeepSeek e Gemini, a CNN montou uma lista com as carreiras mais promissoras. Confira:
A especialização foi mencionada pelo ChatGPT e pelo Deepseek. As ferramentas argumentaram que, com o avanço da automação e da inteligência artificial, profissionais especializados em IA, machine learning e ciência de dados serão demandados em setores como tecnologia, saúde, finanças e indústria.
Para o ChatGPT e o DeepSeek, a procura por esses profissionais vai aumentar, principalmente em áreas como manufatura, medicina e serviços autônomos, como carros autônomos.
A profissão foi citada pelo ChatGPT e pelo DeepSeek, enquanto o Gemini foi mais abrangente e citou a área de tecnologia da informação.
“A análise de grandes volumes de dados será crucial para a tomada de decisões em empresas, governos e instituições, valorizando profissionais com habilidades em estatística, programação e análise preditiva”, comentou o DeepSeek.
A área foi citada pelas três ferramentas de IA. Para o Gemini, a crescente preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade deve impulsionar a demanda por profissionais com conhecimento em energia limpa, por exemplo.
Segurança da informação, direito digital e proteção de dados foram cursos mencionados pelo ChatGPT e pelo DeepSeek. “Esses profissionais são essenciais para proteger dados sensíveis e garantir a integridade dos sistemas corporativos”, informou o ChatGPT.
Segundo o DeepSeek, os avanços tecnológicos em medicina prometem valorizar médicos, pesquisadores e profissionais da área biomédica. O ChatGPT destacou profissionais de saúde mental, considerando a crescente conscientização sobre o bem-estar mental.
O DeepSeek salientou que a convergência entre biologia, tecnologia e computação vai impulsionar a demanda de profissionais capazes de trabalhar com genômica, edição genética e o desenvolvimento de terapias personalizadas. O Gemini disse que essas áreas têm aplicações em saúde, agricultura e indústria.
Com o aumento de dispositivos conectados, o ChatGPT destacou que também deve crescer a procura por profissionais que possam desenvolver soluções de IoT, integrando hardware e software para criar sistemas inteligentes.
A digitalização de todos os setores também demandará mais desenvolvedores de software, engenheiros de sistemas e especialistas em segurança cibernética, de acordo com o DeepSeek.
Por fim, o ChatGPT respondeu que a tecnologia blockchain já está sendo aplicada em áreas como finanças, saúde e logística. “Especialistas nessa tecnologia serão valorizados por sua capacidade de desenvolver soluções seguras e transparentes”, disse.
Brasil está entre os países que mais usam inteligência artificial
*Com informações de Michelle Toh, da CNN
© 2025 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]