Geral Dilma Rousseff

Entenda o que é neurite vestibular, que levou Dilma Rousseff à internação

A neurite vestibular afeta o nervo vestibular, que conecta o ouvido interno ao cérebro, causando vertigem prolongada, segundo a Universidade de Medicina John Hopkins.

Por Em Sergipe

25/02/2025 às 08:45:45 - Atualizado há
Doenças vasculares: problema é mais frequente nas altas temperaturas'

A neurite vestibular afeta o nervo vestibular, que conecta o ouvido interno ao cérebro, causando vertigem prolongada, segundo a Universidade de Medicina John Hopkins. O início da condição é tipicamente abrupta ao longo de minutos a horas e pode envolver vertigens, desequilíbrio, visão saltitante devido a movimentos oculares, náuseas e vômitos.

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi internada na última sexta-feira (21) com um quadro de neurite vestibular em um centro médico em Xangai, na China, segundo boletim divulgado na segunda-feira (24). Entenda abaixo os sintomas, como diagnosticar e o tratamento.

Sintomas da neurite vestibular

  • Vertigem intensa e contínua (sensação de girar ou inclinar)
  • Incapacidade de se equilibrar ou andar em linha reta
  • Náuseas e vômitos, que podem causar desidratação e fadiga extrema

Como diagnosticar a neurite vestibular?

Segundo a Universidade John Hopkins, dependendo do movimento ocular e do exame vestibular, um exame como uma ressonância magnética do cérebro pode ou não ser necessário.

As pessoas que apresentam esses sintomas devem consultar um médico, especialmente porque um acidente vascular cerebral pode apresentar sintomas semelhantes.

Qual o tratamento da neurite vestibular?

O paciente diagnosticado com a condição deve realizar fisioterapia vestibular (de equilíbrio). Com o tempo, é possível notar uma melhora gradativa e um bom prognóstico.

Se o médico acreditar que a condição da pessoa é causada por herpes zoster, um medicamento antiviral pode ser prescrito, segundo o John Hopkins.

Os medicamentos anti náuseas e os medicamentos utilizados para tratar tonturas/vertigens não devem ser tomados mais do que vários dias após o início dos sintomas, uma vez que a sua utilização pode atrasar a compensação normal, de acordo com a instituição.

Fonte: CNN Brasil
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2025 2025 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe