A resolução dos problemas nos Estados Unidos não tem muito a ver com que o americano comum pensa, segundo o economista Charles Mendlowicz, conhecido como "Economista Sincero".
A resolução dos problemas nos Estados Unidos não tem muito a ver com que o americano comum pensa, segundo o economista Charles Mendlowicz, conhecido como "Economista Sincero".
"Os Estados Unidos já passaram de 100% na relação dívida/PIB. Para resolver isso, precisa cortar despesa", diz. "Se aqui está subindo, lá o ritmo é completamente diferente, fora de controle", complementa.
Ele acha que o presidente dos EUA, Donald Trump, quer em parte resolver o maior problema americano: "Os Estados Unidos gastam demais".
"Trump quer resolver isso. Mas na parte da administração, quase todas as medidas dele passam por resolver o problema no médio e longo prazo", avalia. "A dívida americana é totalmente insustentável", diz.
Charles Mendlowicz participou do episódio 272 do programa Stock Pickers, com apresentação de Lucas Collazo e Henrique Esteter.
Episódio anterior:
"Acho que algumas medidas do Trump são para aplacar, dar uma resposta à população", diz. Ele avalia que Trump tem o "pepino enorme" da dívida e, caso ele resolva daqui a quatro anos, "todo mundo falará sobre isso".
Sobre as medidas para conter gastos, como a reestruturação das agências americanas, Mendlowicz avalia que um administrador pode fazer as contas e concluir que a economia não vai ser tão grande assim para os Estados Unidos.
Segundo o economista, a proposta com relação às agências pode ser "muito mais conceitual do que percentual".
"O Trump, que é um showman, coloca o Elon Musk e uma meninada para mostrar esses dados (da administração pública) à população. Ele não está só preocupado quanto vai economizar ali. Ele está preocupado com o sujeito no interior do Texas, que vai questionar para onde o imposto dele estava indo", diz. Com isso, segundo o economista, o republicano aplaca os anseios da população.
© 2025 2025 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]