O novo modelo do DeLorean DMC-12, carro imortalizado pela série de filmes De Volta Para O Futuro, virou alvo de uma disputa entre a filha de John DeLorean, o fundador da montadora e criador da “máquina do tempo com estilo” de Doc Brown, e uma empresa americana que diz ser a atual proprietária da marca.
De um dos lados da briga está Kat DeLorean, que trabalhava como profissional de cibersegurança nos EUA e não se interessava muito pelo setor automotivo até ver um projeto de um designer espanhol em 2022. Apaixonado pelo DMC-12, Ángel Guerra criou uma versão moderna do DeLorean para passar o tempo durante a pandemia. O resultado ficou tão bom que ele resolveu compartilhar o que criou – e os desenhos viralizaram.
Ao mesmo tempo, uma empresa do Texas, a DeLorean Motor Company anunciou que estava lançando um novo modelo do icônico carro: o Alpha5. Mas a recepção dos fãs foi terrível: o carro teria quatro lugares em vez de dois, seria feito de alumínio em vez de aço e (absurdo dos absurdos, segundo os puristas) teria uma versão na cor vermelha. "A DeLorean Motor Company não é a empresa de John DeLorean", escreveu Kat no Instagram. O Alpha5 foi o gatilho para herdeira resolver criar sua própria versão do carro.
Kat decidiu usar o projeto de Ángel Guerra e criar uma montadora do zero, a DeLorean Next Generation. A ideia era se aproveitar da criação do novo modelo para lançar um programa de ensino de engenharia em todos os estados americanos, realizando um sonho antigo do seu pai. Ao lado do marido, Kat transformou sua fazenda em fábrica, contratou funcionários e começou a tirar o sonho do papel. Em agosto de 2022, a DeLorean Next Generation fez o grande anúncio: iria lançar o carro que ia "sacudir o mundo automotivo". Mas então veio o choque de realidade.
A DeLorean Motor Company enviou uma notificação extrajudicial exigindo que Kat parasse de usar o nome "DeLorean" no lançamento do novo carro. A empresa do Texas, que montou uma subsidiária chamada de DeLorean Motors Reimagined para lançar o Alpha5, havia garantido os direitos sobre a marca "DeLorean" nos anos 2000, além de ter feito um acordo com Sally Baldwin DeLorean, suposta viúva de John DeLorean – os filhos de John dizem que ele nunca se casou com Sally. A DeLorean Motor Company se mantinha vendendo produtos ligados à marca e recebendo royalties pelo uso do modelo em filmes, séries e games, até decidir criar um novo carro.
Cada um dos lados da batalha pelo nome DeLorean diz que o outro lado está errado. À revista Wired, Joost de Vries, CEO da DeLorean Motor Company, diz que Kat "tem algo solto na cabeça", garantindo que o modelo que ela planeja lançar é "ilegal". "Ela vai receber uma chuva de processos", afirma de Vries. Kat DeLorean diz que tem o direito de usar a marca, em primeiro lugar, pois ela está literalmente no sobrenome dela. Além disso, ela afirma que o acordo da empresa do Texas com a viúva de John é ilegal, já que Sally nunca se casou com o criador da marca. Cada um dos lados promete processar o outro – mas a "Disputa pelo DeLorean" ainda não chegou oficialmente à Justiça.
O fato é que dois anos depois de a DeLorean Motors Reimagined, de Kat, e a DeLorean Motor Company, de De Vries, anunciarem o lançamento de seus respectivos carros, os projetos continuam no papel. Ambas as empresas prometem que seus novos DeLorean serão lançados em 2025, ano que marca o centenário de John DeLorean e o aniversário de 40 anos do primeiro filme da série De Volta Para O Futuro.
Se Marty McFly e Doc Brown por acaso aparecerem em 2024, o jeito será procurar o clássico modelo dos anos 1980.
SIte da InfoMoney