O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou nesta terça-feira (23/7), em sessão realizada na França, a criação dos Jogos Olímpicos de E-sports.
Leia também
-
Esportes Irã pede banimento da delegação de Israel em Paris 2024
-
Esportes Sem a mãe, Rayssa Leal terá companhia de funcionária do COB em Paris
-
Esportes Zerados: em Paris, 68 países buscam primeira medalha olímpica
Em sessão, a criação do evento foi definida por unanimidade, e não houve votos contrários, nem abstenções.
Os Jogos Olímpicos de E-sports devem acontecer a cada dois anos, a partir de 2025. Além disso, serão três modalidades: simuladores de esportes; esportes físicos disputados em plataforma virtual; e games de e-sports.
Anteriormente, o Comitê Olímpico Internacional havia se manifestado contra a entrada de jogos FPS, os famosos games de tiro para o programa olímpico, por não estarem alinhados aos valores olímpicos.
As Olimpíadas de e-sports serão realizados pelo COI, em parceria com o Comitê Olímpico da Arábia Saudita. A ideia é que o evento aconteça no país pelos próximos 12 anos.
Ainda não há um sistema de classificação definido pelo Grupo de E-sports e Gaming do COI, responsável pela criação do evento. Mas de acordo com David Lappartient, que comanda o grupo, o Comitê Olímpico quer trabalhar junto com as federações de cada país, além de órgãos internacionais, e as desenvolvedoras dos jogos para alinhar um padrão para definir os classificados.
Metropoles Esportes