Geral Astronomia

Telescópio encontra 1º planeta com atmosfera repleta de vapor d"água

Cientistas encontraram um planeta “diferente de tudo que já vimos antes” há quase 100 anos-luz: um mundo com aproximadamente o dobro do tamanho da Terra e uma atmosfera composta em sua maioria por vapor de água quente.

Por Em Sergipe

14/10/2024 às 13:43:34 - Atualizado há

O GJ 9827 d foi registrado pelo Telescópio Espacial James Webb e está sendo chamado de “mundo de vapor” pelos cientistas, que afirmam que a descoberta pode mudar nossa busca por planetas potencialmente habitáveis.

O estudo liderado por Caroline Piaulet-Ghorayeb, do Instituto Trottier de Pesquisa em Exoplanetas da Universidade de Montreal, foi publicado no The Astrophysical Journal Letters no início de outubro.

"Esta é a primeira vez que vemos algo assim", disse Eshan Raul, estudante de graduação na Universidade de Michigan que analisou os dados do telescópio. “Para ser claro, este planeta não é habitável, pelo menos para os tipos de vida com os quais estamos familiarizados na Terra. O planeta parece ser feito principalmente de vapor de água quente.”

Quase todos os planetas de outras galáxias já observados possuem atmosferas feitas de elementos mais leves, como hidrogênio e hélio. "GJ 9827 d é o primeiro planeta onde detectamos uma atmosfera rica em moléculas pesadas como os planetas terrestres do Sistema Solar. Este é um passo enorme", disse Piaulet-Ghorayeb.

É neste tipo de planeta que os cientistas devem seguir procurando por condições compatíveis com a vida.

Órbita de Marte poderia ajudar a explicar origem da matéria escura