Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Allos

Por que Iguatemi (IGTI11) deve ser o destaque dos shoppings no 3T24?

Trimestre sem grandes emoções mas com boas notícias, apesar de cenário macroeconômico mais desafiador.


Trimestre sem grandes emoções mas com boas notícias, apesar de cenário macroeconômico mais desafiador. Essa é a expectativa de analistas para os balanços do setor de shoppings do terceiro trimestre de 2024. As divulgações começam na quinta-feira (25), com a apresentação do resultado da Multiplan (MULT3) após o fechamento do mercado.

A projeção do Research da XP para o 3T24 do setor é de vendas sólidas para lojistas, em especial pelo forte desempenho em julho, expansão gradual da taxa de ocupação e crescimento moderado de receita de aluguel. O avanço moderado nessa frente seria, no entanto, compensado por receitas robustas de estacionamento.

Leia mais:

O destaque do setor, na visão da corretora, será o Iguatemi (IGTI11), que deve combinar custos mais baixos dos shoppings com crescimento nas vendas de lojistas e expansão de ocupação. O BTG Pactual também estima que Iguatemi será o grande vencedor da temporada, em especial pelo avanço das vendas nas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês).

Multiplan – 24 de outubro

Para Multiplan, a expectativa é de crescimento de vendas em dígito alto, na visão da XP. A taxa de ocupação deve também apresentar aumento e ficar em 96,4% (com alta de 40 pontos-base na comparação trimestral). A receita de aluguel deve ser ajudada pelo recente aumento do Índice Geral de Preços (IGP-DI), que indexa essa natureza de receita.

Ainda assim, a XP estima que dificilmente o crescimento (projetado em +2% trimestre/trimestre) será muito maior que o visto no ano anterior. O maior avanço esperado é para receitas de estacionamento, que devem subir 8% em relação ao mesmo período do ano passado. No caso específico da Multiplan, descontos nas tarifas de estacionamento com o aplicativo Multi impactaram os números no 2T24.

O Bank of America (BofA) destaca a possibilidade de crescimento do FFO (Funds From Operations, ou fluxo de caixa operacional), que corresponde aos fundos vindo de operações, beneficiado por isenções fiscais de R$ 115 milhões. Em números, o banco estima receita líquida com crescimento de 4% na comparação trimestral e estabilidade em relação ao 2T24. O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) deve crescer 4% trimestre a trimestre e 5% ano a ano. O nome é classificado com compra pelo BofA.

Iguatemi – 5 de novembro

O nome preferido do Research da XP deve apresentar alta de dois dígitos nas vendas de lojistas, sustentadas por números de julho. O calendário visto como favorável pela XP também deve ajudar a impulsionar o desempenho de agosto.

A expectativa é de ocupação em 96%, em especial considerando a quantidade de contratos de locação assinados nos último trimestre. Mesmo com casa cheia, a receita de aluguel não deve ter apresentado impactado significativo quando considerado o aumento do IGP-M (um dos principais indexadores no setor).

A análise destaca, ainda, potencial crescimento na margem Ebitda causado por melhores custos de shoppings center (pelo combo maior ocupação + baixos níveis de inadimplência) e mais taxas de cessão de direitos na comparação trimestral. A menor vacância, para o BofA, é a responsável pelo maior crescimento da receita total de Iguatemi.

Allos – 13 de novembro

Nome preferido do BofA, a Allos (ALOS3) deve apresentar crescimento de lucro líquido, mesmo que a receita total ainda venha mais baixa. Acompanhando a tendência do setor de crescimento das vendas mais em dígitos altos, a companhia teve avanço de 7 a 8% na frente. A expectativa é de que as vendas fortes de agosto possam garantir o crescimento no trimestre.

A XP espera crescimento modesto da ocupação para 96,4%, que configura alta de 10 pontos percentuais na comparação trimestral. Já a receita de estacionamento deve vir forte, com crescimento de 13% na comparação anual. O FFO deve ser positivamente impactando por menos despesas financeiras, em comparação com o observado no 3T23.

SIte da InfoMoney

Mercados Allos Hard News Iguatemi Multiplan Resultados Temporada De Balanços

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!