Política

Deputada Carminha promove ações informativas no Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia

Por Ana Guimarães

26/03/2024 às 17:07:32 - Atualizado há

No início deste mês de março, a deputada estadual Carminha Paiva (Republicanos) foi convidada a compor a frente parlamentar interestadual em defesa dos direitos das pessoas com epilepsia da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) da gestão 2024. Como representante da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) compondo o quadro de deputados estaduais de diversos estados do país na frente parlamentar, Carminha utilizou a tribuna nesta terça-feira, 26, no Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia, para falar sobre as condições das pessoas que sofrem com a doença e como os legisladores podem contribuir para garantir que essas pessoas tenham acesso a tratamento médico adequado e oportunidades em todas as esferas da vida.

"Na mesma proporção que me senti honrada em poder representar a luta das pessoas com epilepsia e de tantas famílias, sei que é uma grande responsabilidade, pois essa é uma enfermidade que merece nossa total atenção. Por isso, adotamos diversas ações, neste dia de conscientização, para que as pessoas conheçam um pouco mais sobre a doença, possam desmistificar e dessa forma, possam contribuir para ajudar as pessoas com epilepsia", disse a deputada.

Na oportunidade, Carminha falou sobre o projeto de lei de sua autoria que institui o Programa Estadual de Identificação e Acompanhamento Educacional dos Alunos com Epilepsia na Rede de Ensino do Estado de Sergipe. A ideia da parlamentar ao construir o projeto é a de promover o enfrentamento dos problemas resultantes de algumas limitações sofridas por estudantes com epilepsia, das desigualdades educacionais e pedagógicas, para garantia dos direitos de cidadania e para inclusão e promoção psicossocial e educacional desses estudantes em âmbito nacional. Após apreciação, o projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos deputados. "Graças ao meus amados deputados, o projeto de lei foi aprovado. Eu só tenho a agradecer e deixo aqui meu apoio a todas as pessoas com epilepsia e seus familiares. Sabemos que todas essas condições impactam na vida da família ", declarou a deputada. O projeto de lei agora segue para sanção do Governador do Estado, Fábio Mitidieri.

A Campanha

Intitulada 'Março Roxo - Epilepsia, para ajudar é preciso conhecer', a campanha tem como objetivo promover a compreensão, desfazer estigmas e criar um ambiente mais inclusivo. "Não bastasse todas as dificuldades da pessoa que sofre com a epilepsia, muitos ainda sofrem preconceito, inclusive no ato de contratação de uma empresa. Com o conhecimento adequado, podemos desmistificar muitos dos mitos e equívocos que cercam a doença. As pessoas com epilepsia precisam de respeito, amor e compreensão. É importante que todos possam contribuir para tornar esse mundo mais leve e inclusivo", declarou Carminha.

A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. A epilepsia não escolhe idade, raça, gênero ou status socioeconômico, ela pode afetar qualquer pessoa, em qualquer fase da vida.

Ações

Na noite da segunda-feira, 25, o prédio da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) vestiu-se na cor roxa - cor da campanha de conscientização -, e deve permanecer até o final da semana. Já na manhã desta terça-feira, 27, a entrada recebeu balões também na cor roxa, como forma de chamar atenção dos transeuntes.

De maneira efetiva, além de protocolar o projeto de lei em benefício dos estudantes com epilepsia, a parlamentar também realizou uma ação de conscientização entre os colegas deputados, servidores e a imprensa sergipana sobre a atenção e sensibilidade que devem ser adotadas às pessoas nessa condição. Nos corredores da casa legislativa, os servidores e deputados foram recebidos com panfletos educativos e laços.

As atividades foram encerradas em um shopping do município de Nossa Senhora do Socorro, onde foi feita a distribuição de panfletos aos frequentadores do centro comercial. O local foi estrategicamente escolhido pelo grande fluxo de pessoas em horário de pico.


FOTO: Jairo Dantas
TEXTO: Bruna Evelyn


Fonte: Assessoria de imprensa da parlamentar
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe