Os usuários do X, antigo Twitter, passaram a notar que, desde segunda-feira (4), é possível visualizar as postagens de uma pessoa mesmo após ter sido bloqueado por ela. Mudanças nas normas da rede social de Elon Musk vetam apenas as interações e garantem que o bloqueado não possa seguir ou mandar mensagens para quem ativou o mecanismo.
A novidade, no entanto, só permite a visualização de publicações feitas por perfis públicos. Se, por acaso, você for bloqueado por alguém que mantém o perfil fechado, não será possível acessar o conteúdo postado por essa pessoa no X.
“Você pode ver postagens públicas de @exemplo, mas está bloqueado de interagir com elas. Você também não pode seguir ou enviar mensagens para @exemplo”, diz a mensagem disponibilizada pela rede social caso o usuário acesse o perfil de alguém que o bloqueou.
A equipe de engenharia da plataforma começou a implementar as novas regras no domingo (3). Eles já haviam anunciado, no dia 16 de outubro, que essas mudanças seriam implementadas. Segundo o comunicado postado no próprio X, a ideia é garantir mais transparência na plataforma e permitir que as pessoas tenham acesso a conteúdos ofensivos que antes eram publicados sobre elas por pessoas por quem elas tinham sido bloqueadas.
“Hoje, o bloqueio pode ser usado por usuários para compartilhar e ocultar informações prejudiciais ou privadas sobre aqueles que eles bloquearam. Os usuários poderão ver se tal comportamento ocorre com esta atualização, permitindo maior transparência”, afirmou o X na época.
Today, block can be used by users to share and hide harmful or private information about those they've blocked. Users will be able to see if such behavior occurs with this update, allowing for greater transparency.
— Engineering (@XEng) October 16, 2024
Veja também: PF investiga perfis que usaram X de forma radical
Veja como trancar conversas no WhatsApp para ter mais privacidade
CNN Brasil