O jogador com mais partidas pela Seleção Mexicana, Andrés Guardado, confirmou que se aposentará do futebol ao final do ano, o que pode acontecer já no domingo (10), caso o León não chegue aos playoffs do Apertura do Campeonato Mexicano.
O meia, de 38 anos, que participou de cinco Copas do Mundo e conquistou a Copa Ouro da Concacaf em 2011, 2015 e 2019, disputou a última das 182 partidas com o México em amistoso contra os Estados Unidos no mês passado, quando se despediu após ser substituído no primeiro tempo.
“Estou aqui, no campo do estádio León, onde queria tornar pública minha decisão de deixar o futebol depois de 19 anos e encerrar minha carreira como jogador profissional no final desta temporada”, disse ele em uma transmissão ao vivo no Instagram.
Guardado é natural de Guadalajara e ainda jogou pelo Atlas no futebol mexicano e por Deportivo La Coruña, Valencia, Bayer Leverkusen, PSV e Betis na Europa. O León mira um lugar no play-in do Apertura para seguir sonhando com título.
“Ainda temos uma pequena esperança, vamos torcer para que aconteça, mas, se não acontecer, será meu último jogo como profissional. Saio grato e muito orgulhoso de tudo que consegui conquistar, de ter realizado meu sonho”, acrescentou.
Ao longo da carreira, Guardado teve como principais conquistas com clubes a Copa do Rei da Espanha, em 2022, pelo Betis, e duas edições do Campeonato Holandês, pelo PSV. Ainda disse que planeja se envolver com futebol depois de pendurar as chuteiras — deve, inclusive, se juntar à comissão de Javier Aguirre no México.
CNN Brasil