Uma frente fria que avança pelo país deverá causar chuvas intensas, ventos fortes e risco de alagamentos em vários estados brasileiros ao longo do fim de semana. A previsão é de Maria Clara Sassaki, porta-voz da Tempo OK.
A frente fria que deixou em alerta o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil nesta sexta-feira (8), avança em direção ao sul da Bahia durante o fim de semana e, conforme o sistema se desloca, a chuva perde intensidade no centro-sul e aumenta no centro-norte do país.
Entre sábado (9) e domingo (10), um corredor de umidade se forma na altura do Espírito Santo e organiza nuvens de chuva no interior de Minas Gerais, em Goiás, no norte de Mato Grosso, no interior da Bahia, no Tocantins, e nos estados da região Norte.
Nos estados do Sul, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul, a presença de uma massa de ar mais seco diminui a possibilidade de chuva e deixa as temperaturas amenas, com máximas em torno de 22°C na maior parte dos municípios.
Já no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no Distrito Federal, em Goiás, em Mato Grosso, no oeste da Bahia e no sul do Tocantins, a temperatura máxima fica mais baixa devido ao excesso de nebulosidade e a chuva constante.
A previsão indica risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia.
Esperam-se rajadas de vento de até 70 km/h nas áreas costeiras entre o norte do Rio de Janeiro e o sul da Bahia.
A ressaca marítima também é esperada, com ondas de até 3 metros, do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo.
Projeções para a próxima semana
A previsão para a próxima semana indica a continuidade de áreas de instabilidade, com chuvas de moderada intensidade em grande parte do Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
No centro-sul do país, as chuvas deverão ser mais esparsas e as temperaturas seguirão baixas, com possibilidade de geadas em algumas regiões.
CNN Brasil