O embaixador José Botafogo Gonçalves morreu, nesta sexta-feira (8), aos 89 anos, no Rio de Janeiro. A morte foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores. Além de embaixador, José também ocupou cargo como ministro da Indústria, Comércio e Turismo no governo brasileiro.
Natural de Minas Gerais, Gonçalves se formou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Em 1960, deu início à carreira diplomática. Na função, ocupou as chefias da Divisão de Política Financeira (1970) e Chefe da Divisão de Política Comercial (1977) em Brasília. Mais tarde, chegou a liderar o Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo (1998-1999).
Além disso, Gonçalves também foi vice-presidente de Relações Externas do Banco Mundial em Washington (1985-1987) e Subsecretário-geral de Assuntos de Integração Econômicos e de Comércio Exterior (1995-1998) do Itamaraty.
No exterior, atuou nas Embaixadas do Brasil em Moscou, Roma, Santiago, Paris e Bonn. Também foi Cônsul-geral em Milão e embaixador do Brasil em Buenos Aires, na Argentina, de 2002 a 2004.
Fora aos cargos diplomáticos, Botafogo era consultor na área econômica e de infraestrutura e Vice-Presidente Emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), onde trabalhou por vários anos.
Em nota, a entidade lamentou a morte do embaixador: “É com grande pesar e tristeza que comunicamos o falecimento do Embaixador José Botafogo Gonçalves. Lamentamos profundamente e expressamos nossas condolências à família, amigos e colegas do Embaixador.”, comunicou o CEBRI em nota de falecimento.
Gonçalves deixa a esposa, Susana, os três filhos Frederico, Rodrigo e Luciana, além de sete netos.
*Sob supervisão de Bruno Laforé
CNN Brasil