Receber uma chamada de um número desconhecido já é comum para muitos brasileiros. No entanto, o que poucos cidadãos sabem é que é possível realizar a restrição das chamadas indesejadas. Atualmente, o serviço é regulado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que é responsável por fiscalizar esse tipo de chamada.
Recentemente, a Anatel anunciou que realizará um aumento na fiscalização das ligações indesejadas. Para tal, segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, as prestadoras de telefonia móvel e fixa passarão a ter que enviar um relatório mensal para a Anatel com os detalhes das chamadas recebidas. Segundo o comunicado oficial da Anatel, isso deverá incluir as chamadas com indício de falsificação do número de telefone.
Empresas precisam usar prefixo obrigatório
Saiba qual é e aprenda a identificar Ver condições XEmpresas precisam usar prefixo obrigatório
Ver condiçõesOs dados precisarão ser enviados por meio do sistema Coleta de Dados Anatel que foi implementado em janeiro deste ano. De acordo com a agência, o objetivo do sistema é reunir os dados de chamadas indesejadas. Assim que detectados, os dados poderão ser usados para proteger o consumidor.
Saiba como bloquear as chamadas indesejadas no celular:
- Atualmente, é possível realizar o bloqueio de chamadas por meio do sistema do Não Me Perturbe;
- Por meio dele, os cidadãos brasileiros podem se cadastrar no sistema que bloqueia ligações de telemarketing e instituições financeiras;
- O cadastro pode ser realizado por meio do site do “Não Me Perturbe”;
- Após 30 dias do cadastro, o consumidor deixará de receber uma série de ligações;
- Atualmente, o sistema é capaz de bloquear ofertas das seguintes empresas:
- Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo;
- Agibank, BMG, BRB, BV, Banco Alfa, Banco C6 Consignado, Banco Master, Banco do Brasil, Bancoob, Banpará, Banrisul, Bradesco, Bradesco Financiamentos, CCB Brasil, CCB Brasil Financeira;
- Além da Caixa, Cetelem, Daycoval, Digio, Facta Financeira, Financeira Alfa, Inter, Itaú Consignado, Itaú-Unibanco, Mercantil do Brasil, Mercantil do Brasil Financeira, PAN, Paraná Banco, Safra, Santander, Olé, Sicredi e Zema Financeira.
Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz dicas sobre como ganhar bônus nas compras. Confira:
Portal FDR