A partir deste ano o ar-condicionado se torna requisito na Uber. Assim, além de ter esse adicional, os motoristas também deve fazer a manutenção, garantindo que ele esteja funcionando. Saiba mais sobre essa mudança e se os motoristas podem cobrar taxas adicionais pelo uso.
A empresa de transporte de passageiro acaba de divulgar uma importante informação, agora o ar-condicionado se torna um requisito na Uber. Sendo assim, os motoristas de qualquer categoria devem ter esse recurso em seus veículos. Inclusive, o motorista parceiro deve realizar a manutenção.
Esse quesito gera muitas dúvidas entre motoristas e usuários, vale lembrar que a manutenção é um requisito básico que deve ser aplicado em todo o veículo. Isso significa, por exemplo, que os motoristas devem fazer a revisão dos veículos.
Ar-condicionado se torna requisito na Uber
Segundo a empresa, a obrigatoriedade do ar-condicionado resulta em uma melhor experiência para os usuários do app. A obrigatoriedade desse recurso já faz parte do Código da Comunidade.
“Diante das recentes ondas de calor, a atenção a esse ponto torna-se ainda mais importante como forma de assegurar a saúde e o bem-estar tanto de motoristas parceiros como de seus passageiros. Dessa forma, é esperado que durante as viagens o ar-condicionado seja utilizado, em todas as modalidades de viagem, para proporcionar temperatura confortável para ambos ao longo do trajeto”, explica a Uber.
A não utilização do ar-condicionado pode impactar diretamente os motoristas, os passageiros podem acabar cancelando as viagens, usarem a avaliação para demonstrarem sua insatisfação, ou até mesmo reportando ao aplicativo a falta deste recurso.
É sempre importante lembrar que a Uber busca as melhores experiências para motoristas e passageiros, sendo assim, um Uber com baixa avaliação pode acabar perdendo o acesso a produtos especiais.
A especialista Yasmin Souza comenta sobre as possíveis mudanças do governo na Uber.
Cobrança pelo uso do ar-condicionado na Uber
Apesar de alguns motoristas fazerem isso, a cobrança pelo uso do ar-condicionado é uma prática proibida pela Uber. Inclusive, a empresa afirma que qualquer cobrança feita fora da plataforma são violações das regras do Código da Comunidade.
Essas violações resultam na desativação da conta do motorista parceiro. E os passageiros devem sempre denunciá-las à Uber.
Requisitos da Uber
Esse não é o único requisito da Uber para o cadastro de motoristas parceiros, que variam conforme a categoria em que o parceiro pretende se cadastrar:
Uber X
Veículos com os requisitos:
- Ar-condicionado
- Dentro do limite de idade máxima definida ou conforme regulamentação do município
- 4 portas e 5 lugares
- Nesta categoria não são aceitos carros adesivados, com placa vermelha, pick-ups, vans e caminhonetes.
Uber Comfort²
- Ar-condicionado
- 4 portas e 5 lugares
- Ter no mínimo 100 viagens completas
- Ter média de avaliações dos usuários de pelo menos 4,85 para as cidades de Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Joinville, Londrina e Porto Alegre ou de no mínimo 4,80 para as demais do país.
Uber Black²
- Ar Condicionado
- 4 portas e 5 lugares
- Ter avaliações mínima de 4,85
- Veículos de cor preta, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco
Documentos necessários para ser Uber
O cadastro é bem simples e pode ser feito pelo site da Uber, para isso você vai precisar de:
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Foto de perfil
- CRLV (não são aceitas capturas de tela, veículos sinistrados, de aluguel, com cor fantasia ou com a circulação vedada).
Motorista de aplicativo em alerta: Uber anuncia lista de carros proibidos a partir de 2025
Confira! XMotorista de aplicativo em alerta: Uber anuncia lista de carros proibidos a partir de 2025
Confira!Portal FDR