O Itaú BBA fez uma análise de indicadores técnicos para avaliar o desempenho histórico das estratégias de momentum de ações no Brasil por meio de indicadores que incluem Crescimento, Aceleração e Revisão.
O momentum das ações é um conceito da análise técnica do mercado que indica a força que impulsiona a oscilação dos preços das ações. O momentum é baseado na expectativa de que os ativos que estão em alta continuarão a subir e os que estão em baixa continuarão a cair.
O indicador técnico aponta que tanto o price momentum (momentum de preços de ações) quanto o earnings momentum (momentum de lucros) superaram o Índice Ibovespa (IBOV) no longo prazo (de janeiro de 2011 a dezembro de 2024). O primeiro apresentou um retorno acumulado de 450,3% e o segundo 516%, enquanto o Ibovespa subiu apenas 71,9%. O Earnings Momentum – calculado com base em Crescimento, Aceleração e Revisão – apresentou retornos de 545,3%, 315,71% e 401,3%, respectivamente.
Assim, o BBA ressalta sete ações destacadas com bom momento de preço, são elas: Sabesp (SBSP3), Rede D'Or (RDOR3), Direcional (DIRR3), Copel (CPLE6), 3Tentos (TENT3), Marcopolo (POMO3) e Mercado Livre (BDR: MELI34).
Por fim, o banco comenta que os resultados mostraram que o fator momentum tem boa capacidade de desempenho em diferentes cenários.
SIte da InfoMoney