BPC com um novo salário? Governo dá dicas sobre futuros reajustes em 2025
Pode comemorar o valor do BPC vai ser reajustado, a informação foi confirmada pelo governo federal.
Por Em Sergipe 26/10/2024 às 08:22:46 - Atualizado há
Pode comemorar o valor do BPC vai ser reajustado, a informação foi confirmada pelo governo federal. O novo valor ainda não será depositado neste mês, mas cai nas contas em breve. Confira de quanto será esse aumento e quando você vai receber.
O BPC é pago a partir do salário mínimo, isso significa que se o piso nacional é reajustado, o benefício também é. Para 2025 o governo já divulgou o novo salário mínimo que deve começar a valer a partir do começo do próximo ano.
O novo valor já está incluído no Proposta do Orçamento de 2025, divulgado pelo governo federal.
Valor do BPC em 2025
No começo de setembro o governo federal divulgou o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2025, enviado ao Congresso Nacional em agosto.
De acordo com o texto o salário mínimo de 2025 terá o valor de R$ 1.509.
O novo valor representa um aumento de R$ 97 em relação ao piso nacional atual, ou 6,87%.
Esse percentual representa 3,82% dados pela variação estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e 2,91% de aumento real a partir do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023.
O valor ainda é uma estimativa porque considera o INPC dos últimos 12 meses, que ainda será encerrado em novembro de 2024
Esse valor foi divulgado pelo próprio governo como uma estimativa, mas ainda precisa ser confirmado após a divulgação da inflação acumulada dos últimos 12 meses, o que só vai acontecer em novembro.
Clique aqui para conferir a projeção dos valores de todas as faixas dos benefícios do INSS para o próximo ano.
Quem pode receber o BPC?
O Benefício de Prestação Continuada é pago aos idosos com mais de 65 anos e às pessoas com deficiência, com renda familiar de até ¼ do salário mínimo por pessoa.
Para recebê-lo não é necessário contribuir com o INSS, por outro lado, os titulares devem estar inscritos no CadÚnico.
Segundo a especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, o governo divulgou uma cartilha com instrução para os idosos que desejam continuar recebendo o BPC, confira mais informações.