No dia 27 de dezembro, o senador Eduardo Girão (NOVO-CE) enviou um ofício ao governo federal solicitando medidas para prevenir desastre em pontes, como a que caiu entre Tocantins (TO) e Maranhão (MA) no mesmo mês, no Ceará.
Foto: a queda da ponte entre Tocantins e Maranhão deixou três mortos e 14 desaparecidos (créditos: Polícia Militar de Tocantins).
O parlamentar enviou o documento ao Ministério dos Transportes e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
De acordo com uma pesquisa do jornal Folha de SP, com base em dados do DNIT, existem 727 pontes brasileiras em condições semelhantes a que desabou entre os dois estados nordestinos.
Além disso, o levantamento aponta que o Ceará é o estado com mais pontes em condição crítica ou ruim, com 93 estruturas nestas categorias. Segundo o DNIT, existem cinco classificações para as pontes federais: 1 (crítica), 2 (ruim), 3 (regular), 4 (boa) e 5 (ótima).
"A deterioração dessas infraestruturas compromete a segurança de seus usuários, a eficiência do transporte rodoviário e, consequentemente, o desenvolvimento econômico da região, agravando riscos para a integridade física de pessoas e bens", afirma Girão no ofício.
Clique aqui e acompanhe Eduardo Girão nas redes sociais!
Solicitações para evitar desastre nas pontes do Ceará
No ofício, Girão pede:
– Que as autoridades informem quais são as pontes que se encontram em estado crítico e qual é a localização exata delas;
– A execução de vistorias técnicas nas estruturas em questão;
– A realização de obras de manutenção e reparo o mais rápido possível;
– Nos casos em que for necessário, realizar a interdição preventiva das pontes com risco iminente até a solução da situação, juntamente com um estudo para a manutenção do fluxo da via.
O senador do NOVO manifestou a necessidade de promover essas medidas preventivas para evitar desastres como o que ocorreu na divisa entre os estados.
"Para evitar aquela velha história de "não adianta nada chorar sobre o leite derramado", nosso gabinete agiu já. Catástrofes como a ocorrida na ponte que liga os estados do Maranhão e Tocantins são sempre anunciadas", destacou Girão pelas redes sociais.
NOVO 30