No fim do ano passado, as então vereadoras do NOVO em Curitiba, Amália Tortato e Indiara Barbosa, apresentaram o primeiro projeto de lei (PL) para criar Áreas de Revitalização Compartilhada (ARCs) no Brasil.
Foto: da esquerda para direita: Indiara Barbosa, o atual CEO do Millenium, Wagner Lenhart, e Amália Tortato, atualmente secretária de Desenvolvimento Humano de Curitiba (créditos: NOVO Curitiba).
O PL é inspirado no modelo de Business Improvement Districts (BIDs), ou distritos de melhoria de negócios, que é uma solução de sucesso em diversas metrópoles do mundo, como Nova Iorque e Londres.
As práticas propostas pelo projeto de lei são inspiradas na Agenda Cidades, do Instituto Millenium, que busca difundir ideias liberais no Brasil.
Assim, no sistema de BID, proprietários e locatários recebem descontos de imposto como incentivo para investir em melhorias urbanísticas na comunidade.
"Este é um grande passo para trazer mais eficiência e colaboração na gestão de nossas cidades. As ARCs são um exemplo de como ideias liberais podem melhorar espaços urbanos e a vida das pessoas," destacou Amália.
Clique aqui e acompanhe Amália Tortato nas redes sociais!
A proposta foi destaque na 27ª edição do Millenium Papers, lançado em 2024. No documento, o ex-CEO da organização, Diogo Costa, e o urbanista Marcos Ricardo dos Santos apresentam sistemas urbanísticos de sucesso ao redor do mundo.
Em outubro do ano passado, o atual CEO do Millenium, Wagner Lenhart, entregou as propostas presencialmente para as então parlamentares em um evento em Curitiba.
Clique aqui e acompanhe Indiara Barbosa nas redes sociais!
NOVO 30