O cidadão curitibano precisa estar melhor protegido das enchentes: pensando nisso, o vereador Guilherme Kilter (NOVO) apresentou um projeto para estabelecer a política municipal de informação e transparência sobre inundações e enchentes em áreas de risco, que institui diretrizes claras para a prevenção, comunicação e gestão destes eventos em Curitiba.
Foto: Guilherme Kilter foi o segundo vereador mais votado da capital paranaense com 16.664 votos (créditos: Câmara Municipal de Curitiba).
Curitiba, especialmente neste verão extremamente chuvoso, vem sofrendo com inundações. Para evitar o impacto das chuvas, Kilter apresentou a proposta nesta sexta-feira (14).
"Não podemos continuar reféns das chuvas sem uma estratégia eficiente de prevenção e comunicação. Este projeto busca garantir que os cidadãos sejam informados com antecedência e possam se proteger", destacou o parlamentar.
Clique aqui e acompanhe Guilherme Kilter nas redes sociais!
Principais pontos do projeto de Guilherme Kilter contra enchentes em Curitiba
– Mapeamento e sinalização de áreas de risco: identificação e marcação permanente dos locais suscetíveis a inundações;
– Sistema de alerta preventivo: envio de notificações por SMS e aplicativos de comunicação, alertando a população sobre riscos iminentes;
– Transparência ativa: publicação semestral de relatórios com detalhes das ações de manutenção, obras realizadas e planejamento futuro;
– Parceria com instituições meteorológicas: cooperação com órgãos especializados para acesso a dados atualizados e previsões de eventos climáticos extremos.
De acordo com o vereador, a proposta busca modernizar a gestão de riscos ambientais e proteger vidas. "Com um sistema eficaz de comunicação e monitoramento, evitaremos prejuízos e protegeremos as pessoas que vivem em áreas vulneráveis", explicou.
Além disso, a medida pretende fortalecer a confiança na administração pública ao disponibilizar informações claras e acessíveis sobre as ações preventivas e corretivas adotadas.
NOVO 30