Nesta quinta-feira (13), durante o grande expediente da Câmara Municipal, o vereador Lúcio Flávio fez uso da palavra onde registrou seu trabalho em prol da causa autista antes mesmo de ter um mandato. Na altura da pandemia, Lúcio Flávio redigiu um projeto de lei que desobrigou crianças autistas de utilizarem máscara em locais públicos de uso comum, atendendo ao pedido de mães que tinham dificuldade em fazer com que a criança entendesse o uso do equipamento, virando alvo de reclamações e até multas em condomÃnios onde residiam.
Aproveitando o registro, o vereador abriu espaço para convidar a população para o "Encontro
CientÃfico sergipano sobre o Autismo", evento que reunirá especialistas de todo o Brasil em Aracaju para debater sobre o tema e trazer a conscientização das famÃlias e a sociedade como um todo. O evento será realizado no dia 5 de abril, das 8 às 19 horas, no Arcus Hotel. Para mais informações e inscrições basta acessar o perfil do evento no Instagram, @encontrosobreautismo.
Ainda em seu discurso, Lúcio Flávio destacou que as mães atÃpicas, aquelas que têm filhos com deficiências, sÃndromes raras ou outras condições que afetam o seu desenvolvimento, não podem ser esquecidas pelo poder público. "A gente precisa entender que há uma sobrecarga muito pesada nas mulheres, mães atÃpicas, que muitas vezes são abandonadas pelos seus maridos e absorvem uma carga emocional muito pesada. Abandonadas pela sociedade, abandonadas pela famÃlia, abandonadas pelo cônjuge, mas só tem um ente que não pode abandoná-las: O poder público. Nós enquanto legisladores não podemos esquecer das mães atÃpicas que suportam cargas sobre-humanas."