Atual líder do ranking mundial de tiro com arco, Marcus D’almeida é um dos grandes nomes da modalidade. O carioca de 26 anos vai disputar nos Jogos de Paris 2024 a sua terceira Olimpíada.
Leia também
-
Esportes Paris 2024: Argentina perde em jogo marcado por 1h de interrupção
-
Esportes Russo é preso por planejar “desestabilização” dos jogos de Paris 2024
-
Esportes Vídeo: campeã de hipismo está fora de Paris por maus-tratos a cavalo
Marcus já tem um grande currículo quando se trata de tiro com arco. O atleta foi campeão mundial júnior em 2015 e conquistou o título da Copa do Mundo em 2023. Além disso, foi medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019 e possui dois títulos sul-americanos.
Competindo em duas categorias, individual e duplas, ao lado de Ana Luiza Caetano, Marcus vê em Paris a sua grande chance de conquistar uma medalha olímpica.
Marcus fez a sua estreia em Jogos Olímpicos no Rio 2016, aos 18 anos de idade. Em casa, ele ficou com o 33º lugar no individual, e em 9º nas duplas. A frustração pelos resultados em terras cariocas foi grande, e ele quase desistiu do esporte. Mas em 2019, ele conseguiu uma medalha de prata no Pan de Lima, o que deu mais ânimo para que ele pudesse alçar voos mais altos.
Já em Tóquio, mais experiente, Marcus conseguiu resultados um pouco melhores: um 20º lugar em duplas e um 9º no individual, alcançando as oitavas de final da competição, sendo este, o melhor resultado do Brasil em Jogos Olímpicos.
Vice-campeão do mundo em 2021, a consagração do atleta veio em 2023, quando conquistou o título da Copa do Mundo e, de quebra, assumiu o topo do ranking, que se mantém até hoje nas mãos de Marcus.
Agora, nos Jogos de Paris, Marcus D’almeida vai para a competição com um sonho antigo, porém reluzente: conquistar o ouro olímpico. E a missão dele já começa nesta quinta (25/7). Às 09h15, ele estará em ação no individual masculino.
Metropoles Esportes